situs toto

deposit 5000

situs toto

situs toto

situs toto

deposit pulsa

slot 5000

Situs toto

slot toto

slot777

situs toto

Slot gacor maxwin

situs toto

situs toto

situs toto

slot qris

slot 5000

deposit pulsa

slot 5000

deposit 5000

slot pulsa

slot resmi

situs toto

situs 5000

slot 5k

toto togel

situs toto

Gemilangtoto

situs togel

slot pulsa

slot 5k

Slot 5k

Slot luar negeri

Slot Deposit Qris

slot toto

slot pulsa

slot online

dentoto

toto slot

slot gacor

https://testeomie.88digital.com.br/

situs toto

toto togel

situs toto

situs toto

Agrihub: a bicicleta e o carro – Agrihub

Agrihub

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 99678-0323

Você já imaginou entrar em uma loja para comprar uma bicicleta e o vendedor tenta lhe vender um carro? Apesar de ambos os recursos estarem inseridos no contexto de mobilidade, as exigências e condições para funcionamento das soluções são bem distintas, concorda? A analogia é uma tentativa de explicar a falha de comunicação que muitas vezes existe entre o desejo do cliente e a solução apresentada pela empresa. E no agronegócio isso não é diferente. Especialmente se você for pequeno e médio produtor.

 

A agricultura brasileira desfruta de uma gama de soluções que suportam a produção agrícola, desde a produção no campo até a comercialização do produto final no segmento em questão. Muitas dessas ferramentas, entretanto, são complexas e exigem investimentos relativamente elevados, restringindo sua adoção a um grupo de produtores mais estruturados, que contam com equipes de colaboradores dedicados à gestão da atividade. Produtores de menor escala, ficavam por “raspar o tacho”, aproveitando o que era possível dos recursos. Ou seja, um ruído entre a necessidade do cliente e a solução disponível.

 

Um cenário que começou a mudar, pelo menos em Mato Grosso, com o projeto Agrihub. Lançado há pouco mais de um ano pelo sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso (FAMATO), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Mato Grosso (SENAR-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), o programa cria uma rede de relacionamento entre os desenvolvedores das tecnologias e os potenciais usuários das tecnologias, em especial, produtores de menor escala. A ponte entre a solução e o problema.

 

Para as empresas emergentes – as tais das startups –  com olhares voltados ao agronegócio, a iniciativa Agrihub é fantástica. Não somente pelo fato de poder apresentar suas soluções e prospectar negócios, mas principalmente pela oportunidade de validar seu produto, ouvir críticas e identificar pontos de melhoria. Neste contexto, portanto, o engajamento do produtor é fundamental. Afinal, para criticar é necessário testar ou, no mínimo, conhecer as soluções propostas.

 

E o produtor rural, o que ganha com isso? Ora, as transformações tecnológicas estão presentes em nosso cotidiano, seja na vida pessoal ou profissional. E, de novo, no agro isso não é diferente. Diante dos desafios de aumentar produtividades e reduzir custos de produção, ficar antenado às novidades é fundamental para que o produtor se mantenha na atividade. Como diria Charles Darwin, o pai da teoria da evolução: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

 

E esta sobrevivência está ligada, sobretudo, à mudança de comportamento. De nada adianta reclamar e exigir soluções, se quando a oportunidade existe, não há contribuição. E em uma nova citação, como colocou Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Portanto, o primeiro passo para a mudança é sair da zona de conforto. O Agrihub proporciona a conexão das pontas e estabelece uma relação de “ganha-ganha”, onde os esforços contribuem para a inovação. Se você vai comprar um carro ou uma bicicleta, não importa. O objetivo é encontrar o que você deseja.

 

* João Rosa é engenheiro agrônomo e instrutor credenciado junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT)