A avaliação de soluções para o agronegócio leva em consideração a viabilidade e benefícios da implementação da tecnologia no campo
O Instituto AgriHub lança o Teste de Aderência que valida tecnologias dentro das propriedades rurais. Atuando exclusivamente no papel de facilitador e avaliador, o AgriHub avalia o grau de aderência dessa solução às necessidades e práticas do produtor rural. Com critérios definidos e voltado às startups que compõem o ecossistema de inovação, a avaliação credibiliza e traz um diferencial a startups que atuam ou pretendem atuar no maior estado de destaque do agronegócio brasileiro, o Mato Grosso.
Reconhecendo a importância da tecnologia e soluções digitais no campo, o AgriHub oferece o “Selo de Aderência AgriHub”, obtido através do cálculo do índice de aderência – metodologia que avalia a aceitação, usabilidade e impacto de uma solução no ambiente real de operação. Ele permite validar se a tecnologia atende às necessidades dos usuários, identificar desafios na adoção e propor melhorias. O teste também busca medir o nível de satisfação e usabilidade da tecnologia, além de comparar os resultados com hipóteses pré-definidas. Essas informações permitem que produtores rurais tenham mais segurança no momento de adquirir a solução.
“O teste de aderência valida se a solução da startup atende as necessidades e proporciona ganhos reais como o aumento da produtividade, a redução de custos e a melhoria na eficiência, por exemplo, aos produtores rurais de Mato Grosso. Isso proporciona maior segurança aos produtores na escolha de uma nova tecnologia para implementar em sua propriedade“, diz Laís Oliveira, gerente de Inteligência e Novos Negócios do AgriHub e líder do projeto.
Ao ser aprovada na avaliação, a startup ganha o Selo de Aderência AgriHub e pode aumentar as chances de ofertar seus serviços aos produtores que fazem parte das cadeias produtivas da agropecuária mato-grossense.
“O perfil de empresas que buscamos para o teste de aderência são aquelas que já possuem soluções tecnológicas prontas para uso no agronegócio e que já estejam maduras e preparadas para o mercado. Essas empresas precisam ter uma equipe técnica capaz de acompanhar a aplicação da tecnologia diretamente em propriedades rurais e estarem dispostas a participar de todas as etapas do processo, desde o diagnóstico da fazenda até a análise dos resultados obtidos”, pontua Welder Ferreira, analista de Inteligência e Novos Negócios do AgriHub.
O projeto valoriza a disponibilidade de ouvir o produtor e fazer ajustes na solução quando necessário, focando nos setores de interesse (gestão rural, tecnologia no agro e aumento na produtividade, por exemplo). “A ideia é entender, de forma prática, o quanto a tecnologia realmente se encaixa na realidade do campo mato-grossense”, conclui o analista.
Contudo, para receber a certificação, as empresas passam por uma análise criteriosa do time de Inteligência e Novos Negócios do AgriHub, responsável por verificar o perfil da empresa, a solução proposta e seu posicionamento no mercado, com a intenção de analisar o quão adequada ela é para o agronegócio de Mato Grosso.
Para complementar essa avaliação, o AgriHub avalia a percepção do produtor rural em relação ao uso da solução e, a partir disso, essas informações são transformadas em um Índice de aderência.

A SIMA, residente do AgriHub, é a primeira a ser certificada com o Selo de Qualidade AgriHub e a reconhecer os pontos positivos desse serviço oferecido pelo Instituto.
“O teste de aderência com o AgriHub nos permitiu validar [nossa tecnologia] diretamente com consultores e produtores rurais. A [solução da] SIMA se encaixa no dia a dia da lavoura, ajudando a tornar a gestão agrícola mais eficiente e baseada em dados confiáveis. Com essa iniciativa, conseguimos identificar oportunidades de melhoria e fortalecer ainda mais nossa solução, garantindo que a SIMA atenda às reais necessidades do campo e gere valor para os agricultores”, diz a Victoria Corrêa, Field Sales/Sustainability Business.
Com essa iniciativa, o AgriHub tem como objetivo promover a segurança aos produtores rurais no uso de novas tecnologias e, com isso, aumentar sua implementação no campo. Além disso, as empresas poderão obter um índice de aderência de suas soluções por meio da percepção de uma base de produtores rurais de Mato Grosso.
Por Assessoria de Comunicação AgriHub