Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 3600 0733

Saiba como otimizar os resultados e diminuir os gastos na produção

O combustível é um recurso imprescindível para o agronegócio, visto que, as principais ferramentas, como: tratores, plantadeiras, colheitadeiras e máquinas de cultivo e pulverização, dependem do seu consumo para garantir o andamento das operações.

Nesse cenário, as altas nos preços, sobretudo no diesel, geram um grande impacto no setor. Segundo uma análise da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a alta dos combustíveis deixa o custo de produção entre 70% e 93% mais caro que o de safras anteriores. E segundo especialistas, mesmo com as reduções do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o valor dos combustíveis permanece bastante elevado, sendo assim, qualquer economia dentro do seu processo de produção pode ser significativa para o produtor ou gestor rural.

Nesse sentido, o uso de ferramentas tecnológicas podem ser uma saída eficiente para esse cenário. É importante ressaltar que as ferramentas de Agricultura de Precisão (AP), por exemplo, visa contribuir com a tomada de decisão, otimizando as atividades e gerando reduções de custos para as operações agrícolas por meio de dados.  Confira algumas das tecnologias capazes de promover essa redução de gastos:

Monitoramento e telemetria 

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar ou lido sobre as  tecnologias de telemetria, que nada mais são do que tecnologias que permitem a medição e transmissão remota de dados. Essas ferramentas estão se tornando cada vez mais populares no campo brasileiro. Hoje, muitas máquinas já contam com  sensores e softwares de monitoramento que possibilitam acompanhar diversos fatores relacionados à eficiência, como rastreamento do trajeto percorrido, hora de início e término do trabalho, velocidade média do percurso, realização de paradas e manobras, quanto foi plantado e colhido, quanto insumo foi aplicado e assim por diante.

Com esses dados em relatórios e gráficos detalhados, os produtores e/ou consultores agrícolas, conseguem acompanhar o desempenho das máquinas e tomar decisões mais assertivas e consequentemente, conseguem reduzir seus gastos. Com os resultados gerados, é possível que se faça uma avaliação se os equipamentos estão realizando os trajetos mais eficientes, e caso não, o produtor consegue ter artifícios para tomar medidas para reduzir tempos ociosos e verificar se alguma área está recebendo mais insumo do que o necessário, por exemplo.

Planejamento de operações

Embora imprevistos sejam comuns em produções agrícolas e florestais, uma boa preparação pode evitar problemas e auxiliar na produtividade e na economia das operações. Assim como acontece em qualquer negócio, na produção agrícola o planejamento é uma das principais ferramentas para a tomada de decisões assertivas.  Somente por meio de um plano baseado em dados e estatísticas é que se consegue alcançar objetivos e otimizar resultados.

Sendo assim, o uso de ferramentas de planejamento é fundamental, visto que, ela irá oferecer todas as informações necessárias para um diagnóstico da produção por meio da coleta e cruzamento de dados e, assim, gerando um plano confiável a ser seguido. Esse diagnóstico prévio permite que os gestores se preparem, reduzindo ao mínimo as chances de situações inesperadas durante a execução das operações, tais como a falta de insumos ou a demanda de contratação de mais funcionários, e é claro, economizando no uso do combustível das máquinas. 

Gestão de frota

Outro ponto importante para garantir que os custos de um negócio agrícola sejam os menores possíveis, também é importante contar com sistemas de otimização, coordenação e gestão das frotas de apoio às operações produtivas da empresa. Por isso é tão  importante que os produtores tenham sempre em mãos um bom software de gestão de frota. Com essa ferramenta é possível que seja feita a coleta de informações precisas sobre os veículos da frota.

Essas mesmas informações poderão dar ao produtor meios sólidos para o desenho de estratégias de abastecimento e de melhor aproveitamento do combustível. Afinal, com a gama de informações em mãos é possível identificar desperdícios, melhores oportunidades e necessidades de manutenções preventivas. Tudo isso pode auxiliar em decisões que impactem diretamente na redução do uso de combustível ou melhores planos de abastecimento.

Saiba mais!

Quer estar por dentro de todas as novidades tecnológicas do agronegócio? Participe da nossa newsletter e receba tudo em primeira mão. Com o AgriHub, você tem acesso às melhores soluções do mercado para aplicar a automação da sua propriedade.