Para conseguir números expressivos, é imprescindível que as operações de colheita preservem a produtividade e reduzam as perdas. E isso significa dedicar tempo e esforços ao planejamento de colheita.
Não basta investir em sementes com elevado potencial e realizar um manejo bem executado. O momento da colheita e a maneira como é conduzida podem determinar o sucesso e a qualidade da lavoura.
Dessa forma, é muito importante que o produtor e outros profissionais fiquem atentos às etapas do processo! Continue a leitura para entender mais sobre o planejamento de colheita! Confira!
O que considerar no planejamento de colheita?
Quando se trata de desafios, os produtores sabem o que fazer. São muito capazes de se articular em relação ao clima, aos custos ou mesmo a pandemias. Aliás, a pandemia de covid-19 demonstrou a resiliência, a potência e a importância do agronegócio para a economia.
Contudo, cada temporada de colheita traz um conjunto de desafios únicos para os produtores. Conforme a época se aproxima, os preparativos e o planejamento de colheita objetivam facilitar o processo!
Preparativos e planejamento
Desenvolva um plano para os gargalos normais que você enfrenta todos os anos, incluindo um planejamento de colheita para eventos inesperados. Embora não possamos dominar o clima, temos controle quase total sobre as boas condições da safra – desde a colheita até a venda.
É importante definir o tipo de colheita ideal para o sistema de plantio escolhido. A seletividade e o método com que a colheita será realizada afetam, por exemplo, a necessidade de mão de obra. Isso influencia também no tempo que esse procedimento demandará para que os grãos sejam colhidos no período esperado.
A colheita, aliás, pode ser realizada de duas formas: manual ou mecanizada. Daremos prioridade neste texto à versão mecanizada. Veja a seguir como detalhar essa etapa no seu planejamento de colheita.
Colheita mecanizada
A colheita mecanizada pode ser utilizada em terrenos mais planos e que não apresentem barreiras para a circulação das máquinas. Porém, sempre opte por profissionais qualificados e maquinários corretos para o tipo de solo e de plantação.
Também é necessário revisar as máquinas que serão utilizadas na colheita, evitando, assim, surpresas desagradáveis. Aposte na manutenção preventiva, com o intuito de prevenir maiores prejuízos.
É muito importante fazer a manutenção adequada das máquinas agrícolas, então inclua essa tarefa no planejamento de colheita. O maquinário agrícola dificilmente é barato, e as avarias são igualmente caras para reparar. Quebras prematuras também podem afetar a produtividade e a receita quando você não consegue fazer a colheita a tempo.
A segurança também é um grande problema com máquinas que não recebem manutenção adequada.
- O uso delas pode resultar em danos à propriedade e em ferimentos ao operador.
- Maquinário com manutenção correta tem chances muito menores de quebrar quando você mais precisa. Além disso, essas máquinas representam muito menos risco para quem trabalha com elas.
- O valor de revenda é muito maior quando você cuida bem de seu maquinário.
Para diminuir as perdas pela colheita mecanizada, geralmente é necessária a regulagem do maquinário. Contudo, caso seja preciso, realize a manutenção corretiva, sempre optando por uma oficina autorizada.
Por isso, é importante que os operadores criem uma rotina de manutenção preventiva. Deve-se checar:
- o nível de água do radiador e do combustível;
- o óleo do motor;
- a correia;
- a lubrificação.
Umidade dos grãos
A umidade é um dos principais fatores que influenciam na operação e deve fazer parte do planejamento de colheita. Cada cultura apresenta uma faixa de umidade para que a operação aconteça de forma ideal. O momento certo para realizar a colheita em produções de grãos se dá após o ponto de maturidade fisiológica – principalmente quando atinge um teor de umidade entre 13% e 15%.
É hora de colher os resultados! Contudo, não se esqueça da limpeza adequada antes da colheita, juntamente com o bom gerenciamento de grãos armazenados. Isso colocará mais receita no seu bolso e manterá seu equipamento e suas instalações em melhores condições.
Saiba mais!
Há muito a ser considerado no planejamento de colheita, certo? Lembre-se, porém, do principal: definir a operação com especialistas aumenta a precisão e alerta para problemas em potencial.
Nosso artigo inspirou você a fazer algumas mudanças em sua propriedade? Conhece mais alguém que se beneficiaria com essas informações? Compartilhe o post, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de outras novidades do setor agropecuário brasileiro! Até a próxima!