O estudo traz dados relevantes para solucionar problemas na bovinocultura de corte em Mato Grosso
O AgriHub e a Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat) realizaram o evento para divulgar os principais insights obtidos durante o desenvolvimento do projeto. Essa parceria reforça o objetivo do projeto de impulsionar a adoção de tecnologias no setor agropecuário, por meio da conexão entre startups, produtores rurais e especialistas do mercado.

Com a presença de produtores, especialistas, profissionais do agro e imprensa, o evento aconteceu nesta quinta-feira (15) no prédio do Sistema Famato e contou com a participação de Cleiton Gauer, superintendente Famato, Imea e AgriHub, Francisco Manzi, diretor Técnico da Acrimat, Laís Oliveira, gerente de Inteligência e Novos Negócios e líder do projeto, e Welder Ferreira, analista de Inteligência e Novos Negócios do AgriHub.
“Para nós da Acrimat o projeto foi uma inovação. A Acrimat já estava acostumada a fazer essa conexão com as universidades e centros de pesquisas para levar essas informações para o produtor. Porém, o AgriHub nos procurou com um desafio diferente: fazer essa pesquisa em etapas. Primeiro, ouvir as dores e saber qual era a maior dificuldade. Depois seguir com a chamada aberta para encontrar empresas e, ao final, o momento de apresentação dessas soluções para os pecuaristas. Agora é papel da Acrimat levar novamente essas tecnologias ao campo para que possam ser testadas.” Francisco Manzi, diretor Técnico da Acrimat.
O Sementes da Inovação – Edição Pecuária trouxe para o centro das atenções os desafios latentes dos pecuaristas de Mato Grosso, como falta de mão de obra qualificada, monitoramento da ingestão de ração ou pasto, gestão operacional, controle de dados zootécnicos e identificação individual de animais.
“A ideia de trabalhar com a bovinocultura de corte veio pela própria demanda do setor. Percebemos uma grande movimentação de startups iniciantes desenvolvendo soluções voltadas para a pecuária e, durante levantamentos e eventos realizados pelo AgriHub, grande parte dos participantes eram pecuaristas. O AgriHub tinha poucas soluções mapeadas voltadas para este setor, então decidimos iniciar um Sementes da Inovação voltado para este segmento com o objetivo de abrir as portas para novas empresas e mostrar para o mercado a importância e a relevância da bovinocultura de corte no estado e no país.” Laís Oliveira, gerente de Inteligência e Novos Negócios e líder do projeto.

A programação foi voltada a explicar os dados levantados pelo projeto, entre os destaques o Analista de Inteligência e Novos Negócios, Welder Ferreira, que abordou questões cruciais para os pecuaristas nesse novo cenário que tem que se vislumbrado nos próximos anos.
“A bovinocultura de corte é uma cadeia muito importante no cenário nacional, sendo Mato Grosso o maior produtor com 34 milhões de cabeças de gado. A cada ano a produção no estado vem aumentando e o AgriHub tem o papel de apoiar esses pecuaristas ao conectá-los com inovações existentes no mercado. Além disso, nosso projeto ouviu, além dos pecuaristas, pesquisadores voltados para este segmento. Nós identificamos 68 desafios, separados em 13 segmentos, e os pecuaristas priorizaram 6 desafios. Tivemos 59 startups inscritas, sendo este número muito expressivo, e finalizamos o projeto com 9 startups selecionadas após curadoria do AgriHub e da Acrimat.” Welder Ferreira, analista de Inteligência e Novos Negócios e co-líder do projeto.
O encontro destacou a importância dos estudos desenvolvidos pelo Instituto, evidenciando como essas pesquisas se tornam ferramentas essenciais para os produtores rurais de Mato Grosso na adoção de tecnologias que contribuem para a solução dos desafios enfrentados no dia a dia no campo. Além disso, reforçou como a inovação e a diversidade de soluções podem potencializar a resolução de problemas específicos da pecuária de Mato Grosso, alinhando o setor às exigências de eficiência e sustentabilidade.
O relatório está disponível para download no site do AgriHub e também pode ser acessado através do link: Sementes da Inovação – Edição Pecuária 2024.
Você pode conferir o evento de lançamento através do vídeo abaixo:
Por Guilherme Sampaio, estagiário da Assessoria de Comunicação AgriHub