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Com mais de 26 mil informações coletadas, o levantamento apresenta a realidade rural com indicadores que podem auxiliar o produtor rural e startups

AgriHub lançou em evento no edifício Famato, na noite de terça-feira (29/10), o estudo inédito que aborda o perfil de inovação do produtor rural no estado de Mato Grosso. A líder da pesquisa, Jessica Gimenes, gerente de Inovação e Agronegócio do AgriHub, destacou indicadores e informações extraídas do levantamento sobre as propriedades rurais. Foram coletados dados de 930 produtores rurais em 72 municípios ao longo de 3 anos. 

Durante o lançamento, Jessica apresentou a metodologia da pesquisa que orientou a coleta de dados diretamente com os produtores e avaliou o cenário de dificuldades que o estado enfrenta no quesito acesso a informações sobre as operações agrícolas e agropecuárias. A equipe do Instituto observou que, apesar do pioneirismo mato-grossense na produção de commodities, ainda há uma certa dificuldade em ter informações precisas da porteira para dentro.

A pesquisa, iniciada em 2022, oferece uma visão clara e detalhada sobre como os produtores rurais de Mato Grosso estão adotando inovações e tecnologias, categorizando-os em diferentes perfis. Sarah Gonçalves, analista de inovação e agronegócio, destaca que a segmentação ajuda a entender melhor o comportamento e as necessidades do produtor rural, permitindo que as empresas criem estratégias de inovação mais eficazes. Além disso, os insights fornecem informações valiosas para direcionar ações que promovam a sustentabilidade e competitividade do agronegócio na região.

Para metrificar e colocar em números foram utilizados três indicadores: Digitalização, Adoção de Tecnologia e Influência. Os indicadores revelaram que existem desafios consideráveis na digitalização do setor e uma tendência na adoção de tecnologias tradicionais na prática agrícola, áreas onde os indicadores ainda são baixos, o que evidencia a necessidade de esforços concentrados na capacitação dos produtores e orientação sobre as inovações do ecossistema de tecnologia e inovação.

“Os produtores estão dispostos a experimentar inovações, e nosso objetivo é fornecer informações que os ajudem a visualizar e resolver os desafios que enfrentam”, acrescentou a gerente.

A conclusão do relatório aponta que 76% dos produtores rurais de Mato Grosso tem um perfil inovador ou altamente inovador, mesmo havendo variações entre as regiões visitadas do estado.. O estudo também revela que 93% dos produtores possuem algum tipo de conectividade, mas apenas 29,6% usam softwares de gestão avançados. E, além disso, 93% dos produtores participam ativamente de organizações rurais, trocando experiências que promovem melhorias contínuas.

Com os dados coletados, empresas, instituições de pesquisa e parceiros interessados na realidade do campo poderão pensar estratégias para chegar até as fazendas da cadeia produtiva.

“No dinâmico cenário do agronegócio de Mato Grosso, a inovação se destaca como um motor imprescindível para o crescimento e a sustentabilidade do setor. Para este relatório utilizamos Indicadores robustos para lidar com nuances que variam conforme as especificidades e necessidades de cada região. Os Indicadores tiveram a função de ajudar a pensar e construir melhor o perfil de cada produtor rural que chamamos de personas. Essas categorias nos ajudam a entender melhor as diversidades no comportamento e na interação dos produtores com a inovação”, esclarece Paulo Ozaki, Superintendente do Instituto.

Ao concluir sua fala, Jessica destacou o papel fundamental do AgriHub como hub de inovação na conexão entre empresas e as propriedades rurais de cada município, alertando que nem toda tecnologia é adequada a todas as realidades e que é essencial preparar o terreno para a inovação.

Com essa iniciativa, Mato Grosso se posiciona na vanguarda da transformação digital no agronegócio, buscando não apenas aumentar a eficiência, mas também promover um desenvolvimento sustentável e inclusivo no campo.