Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 99678-0323

Evento que nas últimas edições acontecia a cada três anos, agora, será realizado anualmente, segundo o Superintendente do AgriHub

O Instituto AgriHub realizou na última quinta-feira o Summit AgriHub 2024: Construindo Bases para a Inovação. O evento reuniu autoridades e representantes das principais instituições do setor produtivo para falar sobre os avanços tecnológicos e as novas oportunidades no agronegócio mato-grossense. Palestras e paineis trouxeram aos participantes novas ideias a partir de casos de sucesso de produtores que já aplicam novas tecnologias no campo. 

A programação contou com a presença de figuras importantes, como o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, e Silvio Rangel, presidente do Sistema Fiemt. Vilmondes destacou a importância do papel da tecnologia para facilitar e auxiliar o produtor rural dentro da porteira. Silvio, por sua vez, ressaltou que é preciso unir esforços para que a aplicação da inovação e práticas tecnológicas façam a diferença e profissionalize as propriedades com vistas para gerar emprego e renda.

Na sequência, Mariane Crespolini, Gerente Executiva de Inteligência de Mercado da Minerva Foods e Paulo Ozaki, Superintendente do AgriHub enfatizaram a importância de compreender e adotar novas tecnologias para fortalecer o setor, e observaram que as pessoas envolvidas no processo podem ser o diferencial no negócio rural. As duas palestras falaram do papel do líder e da gestão consciente de suas responsabilidades e afirmaram que sem informação inovar será uma tarefa ainda mais difícil. 

“Muitas tecnologias são empurradas sem que o produtor tenha uma base. Então, não tem como a gente direcionar esforços e investimentos em novas tecnologias se não soubermos onde estão os gargalos. E para saber onde essas dificuldades estão, a gente precisa muito entender dados, trazer informações e ter uma gestão mais completa. Porque não só os dados e informações da produção importam, mas saber como gerir as pessoas nesse processo é imprescindível, pois a inovação acontece com gente também e não somente com tecnologia”, Paulo Ozaki.

Ao longo da programação, produtores rurais, empresas e representantes de instituições puderam contribuir com suas experiências. Os paineis da manhã abordaram a profissionalização do campo, a importância dos dados e a digitalização das fazendas. Desde a transparência na gestão financeira, até a adaptação das startups às realidades das propriedades rurais. A parte tarde foi dedicada a um momento de troca entre a equipe AgriHub, startups e produtores rurais que exploraram as parcerias buscando enfrentar desafios e promover inovações no setor, solidificando um compromisso com o futuro da agropecuária em Mato Grosso.

Como destaque, o levantamento de iniciativa do AgriHub e da Aprosmat, o projeto “Sementes da Inovação: desafios da produção de sementes de soja” foi apresentado pela gerente de Inteligência e Novos Negócios, Laís Oliveira. Ela mostrou os resultados e as conclusões que o trabalho, feito de perto com os sementeiros, gerou.

Jessica Gimenes também subiu ao palco para falar do recém concluído projeto “AgriHub Conecta: impulsionando a inovação no campo”, que tem realização do AgriHub e Senar-MT. A gerente de Inovação e Agronegócio e líder da pesquisa explicou as etapas do processo e a experiência de campo. Com modelo estatístico, foi possível fazer um diagnóstico das dores que o produtor rural mato-grossense sente no dia a dia do campo e visualizar isso em infográficos.

Temas de gestão, gerenciamento de recursos, conectividade e capacitação de pessoas dentro das fazendas também foram destaques no evento. O relatório já está disponível para download e nele será possível encontrar os desafios do agro no Mato Grosso levantados juntos aos produtores rurais, oportunidades de inovação, as cidades mapeadas e detalhes sobre os Dias da Inovação Aplicada.

Para muitos painelistas, a profissionalização das propriedades aliada às soluções inovadoras não é suficiente para resolver problemas, é preciso entender a fundo as dores e peculiaridades de cada realidade do campo.Os convidados compartilharam insights sobre como a inovação pode ser adaptada às necessidades locais e como a capacitação contínua é essencial para a implementação eficaz das novas tecnologias. A participação ativa de startups residentes e a disposição para adaptar soluções às realidades das propriedades foram citadas em muitas oportunidades.

O evento encerrou com um espaço dedicado ao networking, no qual 11 startups residentes do AgriHub tiveram a oportunidade de expor suas soluções, permitindo aos participantes trocar ideias e estabelecer parcerias estratégicas que prometem impulsionar a inovação no agronegócio de Mato Grosso.

Confira os destaques do evento no vídeo:

Por Guilherme Sampaio, estagiário da Assessoria de Comunicação AgriHub