A maratona de inovação da Tangará ROCKET LAB, em 2022, foi uma virada de chave para João Pedro, CEO do Mercado da Vaca. A despretensiosa ida ao evento para trabalhar como videomaker se transformou no desejo de empreender e abrir um negócio próprio. Após as oportunidades que se abriram durante a maratona, a ideia começou a ganhar forma.
Sua participação só foi possível após algumas desistências, o que abriu um caminho de oportunidades ao jovem empreendedor que já tinha vontade de fazer algo pelo agronegócio. Durante os circuitos de palestras de incentivo à inovação e empreendedorismo, do qual inicialmente nem era participante, o CEO lembra da apresentação do investidor João Kepler que o inspirou a pensar no escopo de seu negócio.
Atento no que poderia aproveitar da feira, percebeu que havia uma demanda que ainda não tinha sido suprida por outras soluções já existentes no mercado. Motivado, decidiu ajudar a resolver problemas de outros produtores rurais que enfrentavam dificuldades em negociações dos lotes de cabeças de gado. João Pedro, que também é pecuarista, formulou essa hipótese a partir do que sentiu na vivência do campo e nas relações corporativas.
Com estudo e com apoio de mentores, iniciou o processo de busca de parceiros. Participou de seletivas e editais para se manter competitivo junto a outras startups, além de apresentar seu trabalho nas feiras agropecuárias e congressos de negócios. Seus esforços começaram a ser reconhecidos e o Mercado da Vaca começou a causar impacto na vida da comunidade de Tangará da Serra-MT.
Em 2023, no Programa de Pré-aceleração Start&Up SEBRAE/MT, o projeto de João Pedro foi premiado junto a outras três startups que obtiveram o melhor desempenho dentre as que participaram da seleção. O programa, que tem o objetivo de transformar projetos e negócios em fase inicial em modelos de negócios inovadores e sustentáveis, deu ao CEO, no início de 2024, a oportunidade de entrar para a rede do AgriHub, além da boa colocação e reconhecimento como uma das melhores ideias de negócio no agronegócio.
A agtech atualmente opera com recursos próprios, auxiliando mais de 80 produtores a negociar gado e gerando renda considerável ao fim de cada parceria, aumentando as oportunidades nas negociações. As contas registram movimentações na casa dos 10 milhões de reais ao longo do período, o que, na prática, significa uma marca de 5000 cabeças negociadas.
Para lidar com o crescimento da empresa, João Pedro investiu na estruturação de uma equipe de especialistas para compor seu time e, com a recente residência no AgriHub, seu alcance a possíveis clientes expandiu. A expectativa é que o Mercado da Vaca seja conectado a produtores de comercialização de lotes menores de gado que compõem a maioria do rebanho do estado de Mato Grosso, contabilizando cerca de 24 milhões de cabeças.
Vantagens de ser residente do AgriHub
Responsável por uma enorme rede agtechs, o ecossistema da Casa da Inovação do Produtor Rural de Mato Grosso conta com um espaço de coworking que oportuniza aos residentes gerar conexões e expandir suas relações. Uma das entidades do Sistema Famato, o AgriHub é a ponte entre a dor sentida no campo pelo produtor mato-grossense e a solução oferecida pelas startups residentes e empresas parceiras do Hub.
O AgriHub está sempre aberto a novas parcerias, sendo um espaço destinado à inovação e comprometido com o presente e futuro dos produtores rurais. Todos os que fazem parte de nosso ecossistema podem contar com a participação em todos os nossos eventos, divulgação em nossos canais de comunicação, prioridade em eventos para realização de pitch, além do cafézinho para acompanhar as trocas entre os internos do AgriHub.
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Por: Guilherme Sampaio, estagiário de jornalismo no AgriHub.