Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 99678-0323

O bate-papo deste mês destacou um dos principais fatores que lideram o ranking de necessidades dentro da porteira

Diante dos desafios do agronegócio, a mão de obra, capacitação e recrutamento dentro do setor são um dos fatores que lideram o ranking de necessidades, sendo um dos desafios priorizados pelos produtores rurais que participaram do levantamento de dores do projeto AgriHub Conecta: Impulsionando a inovação no campo em Mato Grosso, em parceria com o Senar-MT.

A formação em técnico agropecuário é vista como uma oportunidade para a geração. O tema foi destaque durante o Conexão AgriHub Space de abril e contou com a participação do Gerente de Educação Formal do Senar-MT, Marcos Medeiros e do Sócio Fundador da Glue HR, Brunno Novaes. 

Durante o bate-papo ficou claro que é preciso atender as demandas dos produtores rurais quanto a isso, além de preparar possíveis técnicos para o campo. A adoção de novas tecnologias, por exemplo, pode mudar o tipo de profissional e, nesse sentido, é preciso que agrônomos e técnicos busquem capacitação para esse novo momento. 

O sócio fundador da Glue HR, Brunno Novaes, pontuou que as novas gerações não estão motivadas a trabalhar no campo. Nem mesmo consideram o agronegócio como uma opção de carreira, a menos que seja algo que venha da família.

“O agro como um todo precisa entender melhor o que as pessoas buscam e valorizam em suas carreiras. A partir desse entendimento, dialogar de forma mais clara com a sociedade e com os jovens mostra que é possível sim ter qualidade de vida trabalhando no campo, além de uma carreira repleta de desafios e conquistas”, afirmou Novaes. 

Ele ainda comentou que essa nova capacitação requer uma solução multifacetada. É preciso políticas de desenvolvimento das fronteiras agrícolas brasileiras, uma vez que os profissionais buscam trabalhar em lugares que tenham infraestrutura para atender às suas necessidades e de suas famílias.

Senar-MT  oportuniza aprendizagem técnica e incentiva a nova geração

Pensando em como atrair a nova geração para dentro da porteira, foi criada a gerência de Educação Formal pelo Senar-MT que tem como uma de suas missões levar para jovens e crianças o conhecimento sobre o campo. 

Marcos Medeiros, gerente desse departamento, frisou que a instituição tem como objetivo levar conhecimento ao produtor rural, trabalhador e à comunidade como um todo. Isso com informações ou capacitações para o mercado de trabalho. 

Outro trabalho com jovens desenvolvido pelo Senar-MT, segundo Medeiros, é a Escola Agrícola Ranchão, cuja primeira unidade nasceu de uma parceria entre a instituição, o Sindicato Rural de Nova Mutum e a Prefeitura Municipal de Nova Mutum. O objetivo é impulsionar a qualificação da mão de obra técnica no município e região.

Na escola é oferecido curso técnico de nível médio, sendo o Técnico em Agropecuária com duração de 2 anos. A Escola está situada em Nova Mutum em uma área de aproximadamente 180 hectares. O local conta com capacidade para 250 alunos e um corpo docente com profissionais da área agrícola, veterinária e zootécnica.

Ela tem o intuito de auxiliar na formação de novos profissionais para atender as demandas do campo. Conforme Medeiros, a unidade educacional é voltada para jovens que estão no ensino médio (2º e 3º ano), bem como aqueles que tenham concluído recentemente tal nível de escolaridade. A matriz curricular do curso possui quatro pilares: produção animal, produção vegetal, produção agroindustrial e infraestrutura rural.

“Nós temos a oportunidade de colocar esse aluno na sala de aula e todo um setor no qual diariamente ele faz a prática. Ele acompanha a rotina [de uma propriedade] desde o princípio”, finalizou. 

O Conexão AgriHub Space  é um evento mensal do Instituto que, além de receber os convidados e participantes, também conta com transmissão ao vivo para todo o Brasil. Nosso  objetivo é debater tendências que influenciam no setor produtivo e, após o bate papo aberto com momento de perguntas e respostas, os participantes têm um momento de happy hour para gerar e fortalecer conexões. 


Para assistir a transmissão do evento, clique aqui.

Texto produzido por Ana Moura, Canal Rural MT.