Oito reuniões de trabalho e muitas novas ideias. Assim foi o quarto dia de trabalho do grupo de mato-grossenses que participa da Missão AgriHub Israel 2017, promovida pelo Sistema Famato/SENAR-MT. Além de uma nova tecnologia para a vacinação e do Instituto Volcani – Organização de Pesquisa Agrícola (ARO), o equivalente a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Israel, os mato-grossenses ainda participaram de um Seminário de Agricultura de Precisão, onde seis empresas mostraram suas tecnologias.
A solução digital desenvolvida pela Syrinjector chamou a atenção de vários integrantes do grupo que participa da Missão AgriHub Israel 2017. A empresa desenvolve uma solução digital completa com base em uma nova seringa portátil, automatizada e software para injeção em massa rápida, controlada e rastreável de gado e outros animais.
O CEO da Syrinjector, Nahum Cohen, explica que a tecnologia é precisa e segura. “Nossa solução irá substituir gradualmente o processo atual de usar seringas de aço e certificações de papel. Como a seringa conversa com computadores, relógios, tabletes e outros equipamentos, tudo ficará muito mais fácil”.
Cohen disse ainda que o produto deve ficar pronto nos próximos oito meses. “Estamos assinando um acordo com uma grande distribuidora para que em breve possa levar nosso produto para o Brasil. Acredito que devemos chegar ao mercado brasileiro em um ano. E temos interesses em fazer parcerias para testar o produto no Brasil”, ressalta.
Já no Centro Volcani – Organização de Pesquisa Agrícola (ARO), o grupo encontrou o pesquisador Beni Lew, mato-grossense que morou em Cuiabá. Ele contou sobre diversas tecnologias e pesquisas desenvolvidas pelo Centro. “Coordenamos seis institutos. Dentre eles o de Ciência das Plantas, Ciência Animal, Proteção de Plantas, Ciências dos Solo, Água e Meio Ambiente, Engenharia Agrícola e Ciências de Pós Colheita e Alimentos”.
De acordo com Lew, o ARO também opera quatro estações de pesquisas em regiões diferentes do país e serve de centro de testes para produção e de equipamentos agrícolas. O pesquisador conta que o instituto acumula conhecimento na agricultura sob condições áridas, em solos marginais, irrigação usando efluentes e água salina e cultivos em ambientes protegidos.
Mas não é só isso. A lista tem dezenas de outras áreas como a piscicultura em condições de pouca oferta de água, redução de perdas da produção com o uso de métodos modernos de controle de pragas e armazenamento de baixas perdas pós-colheita. Isso sem falar em melhoramento genético de plantas e animais adaptados para condições adversas.
Agricultura de Precisão – Reservada para o seminário, a tarde foi de muita troca de conhecimento e informações. O evento sobre agricultura de precisão teve a participação de seis empresas. Confira algumas informações sobre cada uma delas.
AgriTask – desenvolveu a plataforma mais flexível do mundo, que atualmente serve a uma grande variedade de cultivos. Está presente em 25% dos maiores produtores de Israel e em algumas das maiores empresas mundiais, nas áreas de hortifruti, lavouras, pomares, citrus, viticultura, flores em estufas, viveiros florestais e outras. www.scantask.com.
SMART Fertilizer – é uma plataforma de apoio para o uso otimizado de fertilizantes na agricultura. Permite produtividades máximas com redução de custos e aumento de lucros. A plataforma tem informações para mais de 250 cultivos diferentes em diversas regiões.
Taranis Visual – é uma plataforma de inteligência em agricultura de precisão que ajuda a monitorar seus talhões, tomar decisões e depois acompanhá-las. É uma ferramenta revolucionária que vai mudar a forma de gestão das atividades agrícolas usando o “big data”. http://www.taranis-visual.com.
Agricams – desenvolve soluções de aplicações de software geoespacial para uma ampla gama de agricultura. Pesquisa e desenvolvimento, são elementos-chave no sucesso dos serviços da empresa. A pesquisa em andamento é feita nos campos de dados de satélite, sensores, aplicação de software de tecnologia de sensoriamento remoto, a fim de melhorar as culturas agrícolas. web.agricamag.com.
SolChip – O Sol Chip fornece um módulo de comunicação de baixa potência acoplado a tecnologia de colheita de energia auto-sustentável. Seu design eficiente em energia reduz os custos gerais de operação do sistema. www.sol-chip.com.
Bacsoft – fornece uma solução completa para criar e gerenciar aplicativos avançados do IoT. Com o Bacsoft, as empresas podem conectar rapidamente sua infraestrutura de legado à Internet Industrial e criar aplicativos poderosos que transformam seus negócios. www.bacsoft.com.