Na busca por oferecer um mercado com excelência na área de recrutamento e contratação de colaboradores, a Glue HR surgiu em Campinas (SP), em 2021, com Brunno Novaes. A oportunidade foi percebida quando o sócio-fundador entendeu que a forma como esse mercado funciona poderia evoluir. Assim, a empresa traz diferenciais ao encontrar talentos e recrutar pessoas para instituições que precisem de colaboradores capacitados e com o perfil adequado para a vaga.
Os principais problemas analisados por Brunno nesse segmento, estavam na forma de atuação dessa área. Os processos, muitas vezes, ocorrem de forma pontual, ou seja, algumas empresas encontram profissionais para as vagas sem entender a cultura do contratante ou analisar perfis de pessoas que tenham ‘match’ com as empregadoras. Tudo isso contribui com aumento do número de funcionários que iniciam, mas logo desistem do cargo.
“Nossa ideia era de colaborar com a empresa para que ela se tornasse um bom lugar para se trabalhar e, a partir disso, fosse conhecido que ela é uma boa opção de construção de carreira e também de vida”, apresentou o fundador.
A partir disso, a Glue traz uma proposta para mudar o cenário encontrado. A forma de atuação da empresa propõe entender a cultura da marca, indicando profissionais com base também em seu perfil e oferece mediação entre contratante e contratado por 12 meses após o acordo, a fim de promover uma boa relação entre ambos.
Com atuação exclusiva no setor agro e recrutamento ativo, definindo o perfil do candidato e conectando com vagas que se encaixam em seu perfil , a empresa atua em todo Brasil e em toda a cadeia produtiva, desde bancos, cooperativas, grupos agrícolas e pecuários. Esse foco permite melhor capacidade de comunicação e melhor entendimento do mercado produtivo, trazendo acordos benéficos não apenas para a evolução da empresa, como também para o colaborador.
“A gente percebe que os processos de recrutamento de seleção hoje são primitivos e dependem muito de indicação. Assim, você acaba acessando um número de talentos muito menor do que é possível se acessar”, destacou Brunno Novaes.
Hoje, a Glue é uma das residentes do AgriHub pela oportunidade de inovação na área de recrutamento. Integrar o ecossistema também auxilia a se conectar com o mercado agro em Mato Grosso, principalmente considerando que a sede da empresa é em Campinas. Dessa forma, o AgriHub funciona como uma ponte que auxilia a empresa a formar networking, atuar como conselheiros e atrair melhores profissionais.
“O agro acontece muito na região de Mato Grosso, então estar no Agrihub faz muito sentido. Não só conseguimos expandir nosso networking, como podemos atuar como conselheiro de estratégias para as empresas residentes do Hub melhorarem seus processos de recrutamento e seleção”, explicou o sócio-fundador.
Como case de sucesso, Brunno destacou sua atuação em uma cooperativa do Rio Grande do Sul. No local, foi realizado o levantamento a fim de entender a cultura da empresa, bem como as percepções que cada funcionário tinha sobre ela, além de questões como segurança e liderança. A partir disso, foi possível que a Glue auxiliasse no recrutamento de uma liderança para o setor de recursos humanos que se adequasse às características da empresa.
Vantagens de ser residente do AgriHub
Além de participar de uma enorme rede de agtechs, os residentes ainda contam com um espaço de coworking para gerar conexões. As startups residentes do AgriHub conseguem ter contato direto com os produtores de Mato Grosso e empresas frequentadoras do Space, além de participação em todos os eventos do AgriHub, divulgação nos canais de comunicação, prioridade em eventos para realização de pitch e, a melhor parte, cafézinho, wi-fi e happy hour.
Entre em contato com a gente via e-mail parcerias@agrihub.org.br ou WhatsApp 65 3600-0733 e faça parte da nossa rede.
Por Aline Costa, estagiária da Assessoria de Comunicação AgriHub