Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 99678-0323

Com a evolução da tecnologia, a agricultura acompanha constantemente esse processo. Pensando nisso, a Agtech SIMA (Sistema Integrado de Monitoramento Agrícola), possui um aplicativo com a finalidade de ajudar o produtor rural com a coleta e organização dos dados dentro da lavoura. A iniciativa surgiu em 2012 com dois estudantes agrônomos, Genónimo Oliva e Maurício Varela, que mapeavam dados dos campos manualmente e, a partir disso, encontraram uma alternativa melhor com a ajuda da tecnologia.

Na época em que a iniciativa surgiu, os Smartphones estavam começando a ganhar espaço no mercado e, utilizar o aplicativo no aparelho foi uma ideia inovadora, que auxiliou as necessidades urgentes dos produtores. Hoje, a SIMA está presente em oito países da América Latina, com mais de 1,6 mil fazendas e mais de 7,5 milhões de hectares.

Eles ainda possuem duas grandes parcerias com a Bayer. Um focado no combate à cigarrinha-do-milho e outro é o MIP Café que facilita a atuação diante da ação da broca do café e do bicho mineiro (causador de grandes danos na produtividade nos cafezais).


Como o aplicativo ajuda o produtor rural?


O aplicativo também funciona de forma offline facilitando a coleta de dados dos campos de cultivo e o monitoramento quanto ao estado dos talhões. Assim, agregam não só na organização de informações mas, também, auxilia na tomada de decisões dentro das propriedades. A base de informações da SIMA gera eficiência e otimiza o processo produtivo.

Os idealizadores do sistema buscam assessorar os produtores de acordo com as necessidades de cada um, tendo em vista que, a agtech se disponibiliza a adaptação em diferentes países.

Segundo o business leader da SIMA, Maurício Varela, trabalhar com um produtor de soja no Brasil e um produtor de arroz na Colômbia, são situações diferentes.

“ Você precisa entender o funcionamento de cada uma das formas de produzir de cada país e nisso nos destacamos. Temos equipes responsáveis em cada um dos países em que atuamos. Sabemos entender o usuário e buscamos construir um produto que possibilita a solução de problemas que cada um possui. Acredito que é um dos nossos grandes diferenciais”

Dentre os benefícios ofertados pelo sistema, o destaque é que os utilizadores da plataforma podem verificar o distanciamento das plantas nas plantações, fazer anotações, ter controle de pragas e tomar decisões baseadas nos dados analisados.

O aplicativo possibilita a coleta de dados e a previsão automática de danos de doenças nas folhas por meio de uma foto.

O principal perfil de clientes são aqueles produtores que desejam digitalizar seus campos. Ao fazer parte do AgriHub, o contato entre alguns desses produtores é viabilizado.

Quais as vantagens de ser um residente AgriHub?

Além de participar de uma enorme rede agritech, os residentes ainda contam com um espaço de coworking para gerar e fortalecer conexões. As residentes do hub conseguem ter contato direto com produtores e empresas frequentadoras do Space, participação em todos os eventos do AgriHub, divulgação nos nossos canais de comunicação, têm prioridade em eventos para realização de pitch e cafézinho, wi-fi e happy hour.

Torne-se residente do AgriHub. Entre em contato com a gente via e-mail parcerias@agrihub.org.br ou WhatsApp 65 4003-6733 e venha fazer parte da nossa rede.

  • Aline Costa – estagiária da Assessoria de Comunicação