Completando quase cinco anos no mercado, a Namaskar Comunicação & Projetos é um escritório que busca a melhor forma de comunicar a essência de organizações, empresas e pessoas. Com foco em consultoria e planejamento estratégico, trabalham de forma íntegra e consciente.
A empresa, comandada por Ticiana Oliveira e seu marido, Cristian Lemes, já atendeu clientes de todas as áreas do agronegócio. Isso porque, ambos já trabalhavam há 10 anos no agronegócio. E, com essa vivência no setor, acabaram atraindo clientes do segmento.
Com todo esse know-how eles perceberam que dentro das propriedades rurais o ESG – sigla em inglês que significa environmental, social and governance, corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização, já era uma realidade e uma necessidade devido às exigências globais.
Mas o S do Social estava pouco desenvolvido e algumas empresas, produtores e cooperativas, tinham muita dificuldade em melhorar essa parte. Diante dessa oportunidade, foi desenvolvido uma ferramenta para os clientes.
“Eu resolvi elaborar um checklist para os nossos clientes para mostrar o que poderia ser feito nessa área de responsabilidade social. Assim, a gente percebeu que a metodologia poderia ser escalável a nível mundial, mesmo com realidades diferentes”, explica Ticiana.
Dessa forma essa ferramenta foi disponibilizada gratuitamente e a partir disso, se tornou um projeto inovador e assim, a Namaskar se tornou uma startup. O produto foi lançado em agosto e desde então já participaram de dois processos de grande reconhecimento como a InovAtiva Brasil.
Resolver o isolamento dos trabalhadores do campo
A dor que o projeto resolve está conectado com os impactos do agronegócio. Algumas fazendas ficam muito distantes e isso causa um isolamento dos trabalhadores rurais limitando acesso à cultura, educação, saúde, alimentação, a falta de desenvolvimento como crescimento profissional e desgaste físico e mental.
Essa solução possui um cunho social bem forte e o objetivo é trazer resoluções na prática, sobre o que o produtor deve fazer para se adequar a cada momento na produção e, dentro da sua propriedade.
O AgriHub veio como um canal de conexão para que possam ficar mais próximos de produtores rurais. Dessa forma, cada vez mais pessoas irão conhecer a ferramenta da Namaskar.
Dois meses de sucesso
A ferramenta lançada pela startup completou dois meses e já teve 130 questionários respondidos. Ou seja, 130 fazendas já conhecem as melhorias para serem feitas em suas propriedades. Tendo em vista que após as perguntas serem respondidas, é gerado um relatório capaz de orientar quais são os melhores e piores pontos dentro das fazendas. É um autodiagnóstico para a reflexão do produtor.
O maior diferencial da Namaskar, segundo Ticiana, é o cunho social. “O objetivo da ferramenta é ganhar escala, mas ainda queremos mantê-la gratuita e teremos ações para recebermos patrocínio”, pontua.
Vantagens de ser residente do AgriHub
Além de participar de uma enorme rede de agritech, os residentes ainda contam com um espaço de coworking para gerar futuras conexões. As startups e empresas residentes conseguem ter contato direto com os produtores e empresas frequentadoras do Space, participação em todos os eventos do AgriHub, divulgação nos canais de comunicação do Hub, prioridade em eventos para realização de pitch e a melhor parte, cafézinho, wi-fi e happy hour.
Torne-se residente do AgriHub. Entre em contato com a gente via e-mail parcerias@agrihub.org.br ou WhatsApp 65 4003-6733 e faça parte da nossa rede.
Por: Ana Moura