Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 99678-0323

Acontece nesta quinta-feira (01.08), no Centro de Eventos do Pantanal o painel AgriHub – O uso da estatística em novas tecnologias do Agro. Coordenado pelo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e coordenador do Programa AgriHub, Otávio Celidonio, este painel faz parte da 64ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) e 18º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica (SEAGRO) que acontece até sexta-feira (02.08), em Cuiabá.

Celidonio participou, nesta segunda-feira (29.07), da solenidade de abertura onde falou um pouco sobre o Sistema Famato, Senar-MT, Instituto Mato-grossenses de Economia Agropecuária (Imea), Sindicatos Rurais e sobre o programa AgriHub. “Somos um estado grande em extensão territorial, porém pequeno em população, mas somos o maior produtor de soja, milho e algodão e temos um rebanho maior que o australiano. Mato Grosso é um estado promissor com oportunidades em todas as áreas”, destaca Celidonio.

Além da participação no painel e na abertura do evento, o Sistema Famato ainda tem um estande dentro do evento, onde terá o atendimento consultivo com técnicos à disposição dos participantes para troca de informação e conhecimento.

O AgriHub é um programa do Sistema Famato/Senar-MT/Imea que tem como objetivo aumentar a renda dos produtores rurais usando o mínimo de recursos. E, além disso, contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio da inovação tecnológica e também para o aumento da oferta de alimentos para o mundo até 2050. “A conexão entre os produtores e as inovações tecnológicas que surgem no mercado a cada dia também está entre os objetivos deste programa”.

O presidente da RBRas, Paulo Jorge Canas Rodrigues explica que o tema do evento “Estatística e Biotecnologia” engloba várias tecnologias ou métodos de pesquisa diferentes e vários setores ou campos de aplicação. Ainda de acordo com Rodrigues, na agricultura, este tema está no desenvolvimento de novas variedades de cultivos e organismos.  “O nosso principal objetivo é reunir pesquisadores de todas as áreas, que empregam a Estatística na tomada de decisões. Ao mesmo tempo, pretendemos discutir formas de se ampliar o acesso ao conhecimento estatístico, promovendo o intercâmbios multidisciplinar e discutindo, inclusive, o processo de ensino-aprendizagem das técnicas estatísticas e de análises e dados”.

Para verificar a programação e saber mais sobre o evento consulte o site –  http://www.rbras64.com.br/