A inovação já chegou ao campo e você precisa saber quais empresas podem mudar o jogo do agronegócio.
É inegável que o agronegócio brasileiro é gigante e as startups agro vieram para fortalecer ainda mais o setor, responsável por 27,5% do PIB em 2021. Além disso, dados reforçam toda essa potência, confira:
- Somos o quarto produtor mundial de grãos e o principal produtor de bovinos;
- Em 30 produtos agrícolas, estamos entre os 5 maiores exportadores;
- Só em 2022, a expectativa é que o setor agro alcance faturamento de R$ 1,36 trilhão em 2022, 2,3% acima do ano anterior.
Com considerável produção agrária, uma imensa extensão de terra e diversas culturas sendo exploradas, o Brasil também se destaca pela inovação tecnológica. Atualmente, o país conta com diversas startups agro, que descomplicam a vida do produtor rural e beneficiam toda a cadeia produtiva.
Antigamente, a agricultura e pecuária eram realizadas com processos rudimentares e manuais. Contudo, nas últimas décadas, com a evolução da agricultura digital, essa realidade mudou!
Assim, a tecnologia invadiu o setor, que agora conta com maquinários, softwares drones e diversas outras inovações. Logo, a modernização abriu caminhos que geram maior produtividade e aumento dos lucros para os produtores rurais.
E graças a Hubs de Inovação, como o AgriHub, essas inovações se tornaram muito mais palpáveis e próximas ao produtor. Quer entender melhor sobre isso? Continue a leitura e conheça as 5 startups agro brasileiras que estão revolucionando o mercado:
(fonte: Radar Agtech)
As agtechs – startups agro – e o desenvolvimento de soluções para o produtor rural
Uma startup é uma empresa que apresenta ao mercado, um novo modelo de negócio. Seja ele escalável, repetível e com uma ideia inovadora. O objetivo é gerar um impacto na sociedade, por meio de um produto ou serviço que solucione um problema.
As agtechs, como chamamos, são startups que atuam no agronegócio brasileiro, ou seja, empresas voltadas para a inovação e responsáveis por implementar novas tendências tecnológicas no setor.
Delas partem as novas ideias e as soluções que revolucionam a forma como os produtores rurais e os profissionais do agro atuam na cadeia produtiva. Com essas inovações, hoje, já é possível driblar os riscos e aprimorar as práticas no campo para tornar o setor ainda mais sustentável e rentável.
Deste modo, o estudo Radar Agtech 2022 mapeou 1703 startups agro no Brasil, que receberam quase 2 bilhões de dólares de aporte de investidores nos 9 primeiros meses do ano. É um recorde, veja no gráfico a seguir:
(fonte: Radar Agtech 2022)
Ao contrário do que muitos pensam, a modernização no campo não se resume só a maquinário e processos agrícolas. Hoje em dia, o produtor rural tem à sua disposição diversas soluções tecnológicas, que auxiliam em todas as fases do seu negócio. Assim, esses sistemas são divididos em três categorias:
- Antes da porteira: trata-se dos insumos agropecuários, aos serviços pré-produção e opções de crédito e seguro;
- Dentro da porteira: refere-se a produção agrícola e pecuária em si, incluindo plataformas de gestão agrícola, monitoramento por imagens e plataformas de conteúdo;
- Depois da porteira: relativos à armazenagem e à distribuição, como marketplaces de produtos agrícolas.
Vamos conhecer algumas dessas startups agro revolucionárias? Conheça no próximo tópico startups de:
- Controle e gerenciamento das operações das máquinas no campo;
- Monitoramento Agrícola com RPAS(Drones);
- Inteligência Artificial e monitoramento para o campo;
- Marketplace de bolsa de commodities em blockchain;
- Inteligência climática.
5 startups agro brasileiras que estão revolucionando o setor
Sabia que existem hubs de inovação que fortalecem a agricultura por meio de conexões favoráveis ao fortalecimento do agronegócio? O AgriHub é um exemplo! Funcionando como uma rede que visa revolucionar a agricultura e pecuária, identificamos as necessidades dos produtores rurais e os conectamos a startups, para promover a melhor adesão das tecnologias ao campo.
Assim, para ajudar no desenvolvimento do setor, elencamos 5 startups agro, que auxiliam o produtor rural com tecnologia capaz de aumentar a produtividade e resultados. Confira:
AgriConnected
A plataforma AgriConnected contempla o uso de um dispositivo GPS e o acesso à plataforma online. Nesse sentido, o produtor acompanha remotamente suas operações.
Assista ao vídeo e saiba como essa solução pode te ajudar a otimizar o trabalho no campo.
3DGEO
A 3DGEO faz o mapeamento aéreo com Drones oferecendo de forma ágil e com baixo custo. Através do processamento de imagens obtidas com câmera Multiespectral embarcada em Drones, avalia o vigor da lavoura e mostra as variabilidades dos diferentes ambientes produtivos em diversas culturas.
Portanto, facilita a tomada de decisão para o uso eficiente de insumos e um manejo mais apropriado.
Gostou? Dá uma olhada no vídeo que explica tudo sobre essa ferramenta.
BemAgro
Trata-se de uma AgTech de Processamento de Imagens e Relatórios Agronômicos, que utiliza a inteligência artificial e visão computacional na agricultura.
A plataforma fornece +20 Relatórios Agronômicos e Projetos de Sistematização com foco em planejamento, gestão e monitoramento. Ou seja, facilita a gestão ao longo da safra, com inspeções direcionadas e monitoramento em larga escala.
Igualmente, gera relatórios que transformam dados em informações acionáveis para tomada de decisão do plantio até a colheita.
Saiba mais assistindo ao vídeo.
FieldPRO
FieldPRO utiliza novas modelagens meteorológicas combinando dados exclusivos sobre as condições do tempo e a saúde do solo, oriundos de rede de dispositivos autônomos. Portanto, fornece relatórios ambientais personalizados e previsões do tempo incomparáveis.
Achou interessante? Assista ao vídeo e conheça a plataforma.
Gavea Marketplace
Conhecida como a bolsa de commodities em blockchain, essa startup torna o processo de negociação, execução e liquidação barato e eficiente. Também atua conectando compradores e vendedores em um ambiente transparente e seguro, gerando rastreabilidade na origem dos produtos e validações ESG em todo o supply chain.
Confira essa tudo sobre essa iniciativa.
Mais do que conhecer opções disruptivas, neste texto você teve acesso a dados valiosos e a informações importantes para considerar no futuro. Então, o que acha de compartilhar este artigo com seus amigos do agronegócio e assim, fazer com que eles conheçam essas startups também?
Saiba mais!
Quer estar por dentro de todas as novidades tecnológicas do agronegócio? Participe da nossa newsletter e receba tudo em primeira mão. Com o AgriHub, você tem acesso às melhores soluções do mercado para aplicar a automação da sua propriedade.