Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

Endereço

Rua Eng. Edgard Prado Arze, S/N. Centro Politico Administrativo. Edifício FAMATO (Térreo). Cuiabá-MT | CEP 78.049.908

Contato

(65) 99678-0323

O que fazer para atrair profissionais qualificados para o campo

A escassez de mão de obra qualificada para o dia a dia de produção no agronegócio já é uma realidade. Desde 2010, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) já relata que o número de pessoas no campo tem diminuído. O Banco Mundial projetou que 40% da população mundial vive na área rural em 2020 e, em 2050, essa porcentagem cairá para apenas 32%. 

Fragilidade econômica – cerca de 67% das populações dos países de baixa renda e 60% dos países de renda média baixa são rurais. Cerca de 80% das pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza internacional residem em áreas rurais e cerca de um quinto da população rural vive em extrema pobreza — uma taxa que é quatro vezes maior do que a da população urbana — e tem menos acesso à educação, saúde e outros serviços essenciais.

As tecnologias no campo estão crescendo e a tendência é que a utilização de novos recursos para aumentar a produtividade esteja presente nas propriedades. Com a urgência no crescimento da produção de alimentos, as inovações são fundamentais na rotina do campo. E nesse cenário entra o fator dominante, pois além da necessidade de mão de obra quantitativa, é indispensável que a mesma seja qualificada. 

Um retrato dos desafios no meio rural

Os processos agropecuários já passaram por grandes transformações, uma delas é baseada na aplicação de novas tecnologias que vêm revolucionando o cenário atual. O que antes era executado com muito trabalho braçal, hoje já é realizado por máquinas e equipamentos que facilitam a rotina no campo.

Como principal desafio em encontrar mão de obra para as atividades agrícolas, temos os fatores quantitativos. Com a Revolução Industrial, veio a crescente oferta de trabalho nas cidades que acarretou na migração de pessoas do campo para os centros urbanos, esvaziando consideravelmente a mão de obra nas propriedades. Porém, hoje em dia é a tecnologia que impulsiona o agronegócio e aumenta os números das produções.

Antes, as tarefas rurais não eram vistas como possibilidades profissionais capazes de oferecer crescimento financeiro e estabilidade. Hoje em dia, esse cenário é completamente diferente e já se fala em uma ação reversa, pois, com a modernização do campo e a implantação de novas tecnologias, aumentam as oportunidades de grandes negócios e rentabilidade.

Mas além das dificuldades em ter poucas pessoas disponíveis no mercado de trabalho, também enfrentamos o desafio de encontrar pessoas qualificadas para as atividades. Afinal, com todas as evoluções tecnológicas, a demanda por profissionais que acompanham essas tendências e se especializam é crescente. São processos, ferramentas e softwares que conectam a linguagem do agro com a evolução e a necessidade de entrega cada vez maior de alimentos.

Como atrair trabalhadores qualificados para o campo?

Se o objetivo é preservar os profissionais que já atuam em sua propriedade, você pode usar algumas ferramentas que impulsionam essa retenção. Como, por exemplo, oferecer oportunidades de cursos e capacitações, ouvir e valorizar a opinião deles, oferecer participação nos lucros ou outros benefícios que motivem a produtividade.

Para o processo de captação de novos talentos é indispensável que você sempre divulgue as vagas disponíveis e use uma linguagem clara e objetiva sobre as atividades que deverão ser desempenhadas e o que você como produtor espera e tem a oferecer. 

Algo que precisa estar claro na mente dos produtores é que quanto maior for a exigência de qualificação para a mão de obra, maior é a necessidade de que os atributos da vaga sejam atraentes para esses profissionais. Recompensar e reconhecer esforços nesse novo cenário de trabalho rural é indispensável.

Conheça o Programa Colheita de Talentos

Para facilitar a jornada do produtor em encontrar profissionais qualificados para assumir grandes responsabilidades em sua propriedade rural, o Senar Mato Grosso lançou uma ferramenta chamada Colheita de Talentos. A plataforma conecta o produtor com pessoas que já foram treinadas e qualificadas pela instituição de ensino rural.

São mais de 370 cursos que englobam as principais áreas e cadeias produtivas do setor. As capacitações e qualificações são entregues através de nove Centros de Treinamentos (CTs), 47 Núcleos Avançados de Capacitação (NACs), 10 escritórios Regionais e, em breve, por meio de um Centro de Excelência em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Tudo isso com Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para médios e pequenos produtores. 

A plataforma permite acesso aos alunos e ex-alunos pelo website e pelo aplicativo “Colheita de Talentos” disponível no Google Play. Além disso, oferece benefícios como:

  • Notificações e avisos;
  • Acesso à agenda de treinamentos;
  • Inscrições em oportunidades de trabalho;
  • Atualização de currículo e dados pessoais;
  • Acompanhamento instantâneo do processo seletivo;

Saiba mais

Acompanhe a nossa rede de conteúdos para saber em primeira mão o que está acontecendo no universo AgriHub e no agronegócio de Mato Grosso, do Brasil e do mundo. Estamos conectados com você, conecte-se conosco através da nossa newsletter.