O Instituto AgriHub e as nove startups que compõem o programa “Seed Innovation” visitaram na quarta-feira (10/11) as áreas experimentais da Fazenda Bela Vista do Paraíso -TMG, em Rondonópolis. A TMG é uma das empresas parceiras do AgriHub. A visita técnica faz parte da programação da “Semana Seed Innovation”, uma iniciativa do Instituto, que acontece em Cuiabá, Rondonópolis e Campo Verde entre os dias 9 a 12 de novembro.
Os participantes visitaram as principais áreas de cultivares de soja e algodão da TMG no município. Acompanhados pelo consultor de Soluções Agritech da TMG, Raphael Augusto, o grupo conheceu a estrutura institucional da empresa e os experimentos na Casa de Vegetação. Viram como funcionam os processos internos do melhoramento genético e soluções genéticas já desenvolvidas que podem contribuir com o trabalho do produtor rural. “O desenvolvimento de soluções genéticas pode transformar o trabalho e os resultados do produtor rural e com isso ampliar ganhos para a agricultura brasileira”, reforçou Raphael.
O líder da Casa de Vegetação, Maurício Barbosa, disse que o melhoramento genético da TMG estabilizou o cultivo da soja no cerrado com as primeiras cultivares com tecnologias de resistência a nematóides capazes de viabilizar o aumento da produtividade no campo.
Além de percorrer as áreas experimentais da propriedade, o grupo participou de um bate-papo com o pesquisador, Matheus Todeschini, sobre melhoramento genético de soja e com a pesquisadora de algodão, Gabriela Rocha.
Para o diretor-executivo, Otávio Celidonio, além da estrutura física, o grupo viu de perto a quantidade de análises e resultados extraídos para atender as necessidades do produtor. “A visita foi muito produtiva, gerou conhecimento e mostrou oportunidades”, disse Celidonio.
Pitch – Após a visita técnica, o grupo seguiu para a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat). Desta vez as apresentações ficaram por conta das Startups, denominadas de “Pitch” – uma apresentação rápida para chamar a atenção de investidores e mostrar ao público os principais diferenciais de um negócio.
Para avaliar as principais soluções para o agro, apresentadas pelas nove startups (Agricef, Grandeo, LLK Engenharia, MasterPlanti, SBR Prime, Spatia Ag, Sydy, Toblue e Trucker do Agro), os produtores associados da Aprosmat debateram os rumos do setor de sementes, fizeram seus apontamentos e tiraram dúvidas.
Segundo o diretor da Aprosmat, Jefferson André Aroni, essa parceria com o AgriHub estimula as startups a apresentarem propostas de desenvolvimento de tecnologias aos produtores rurais, com potencial de impacto especialmente no setor de sementes. “A Aprosmat é parceira e acredita no potencial do setor, por isso investe em parcerias que estão sempre buscando por tecnologias e inovações para melhorar o nosso negócio e dos nossos clientes, que são os produtores rurais”, afirmou Aroni.
As visitas continuam nesta quinta-feira (11/11) na Fundação MT em Rondonópolis e na Agrosol Sementes em Campo Verde.
Seed Innovation – O objetivo do programa é alcançar o máximo de soluções para os desafios da agricultura. A ideia é incentivar o desenvolvimento de produtos e serviços com inovações que contribuam para o aprimoramento da cadeia produtiva de sementes em seus diferentes elos. O Seed Innovation será um importante elo de conexão para todas as partes envolvidas: AgriHub, empresas parceiras, startups, consultores técnicos e produtores rurais.
Fonte: Ascom Famato
Parabéns TMG, uma empresa que trabalha dia após dia, anos a fio em busca de resultados extraordinário; para isto, implantou a excelência nas suas atividades de pesquisa e melhoramento.