Garantir a segurança das plantas contra pragas e fungos é uma tarefa necessária. Ela vai desde o plantio, começando pelas sementes, até a fase da colheita. Nesse contexto, o tratamento de sementes se tornou uma prática de manejo padrão para melhorar o estabelecimento de plantio. Desse modo, as culturas têm um início saudável, provando ser tal tratamento uma ótima opção para maximizar o sucesso da colheita.
As tecnologias de tratamento de sementes permitem que as plantas absorvam inseticidas e fungicidas, proporcionando atividade sistêmica e biológica. O tratamento de sementes utilizando inseticidas também auxilia no controle de insetos no período inicial do desenvolvimento da cultura.
Diferentes tipos de tratamento de sementes são utilizados sozinhos ou em combinação. Eles tratam e previnem uma série de pragas, doenças e deficiências de nutrientes, bem como contribuem para o crescimento das plantas.
Vamos considerar os produtos químicos avançados de baixa taxa de uso. Eles são atraentes para os agricultores que estão tentando evitar a aplicação excessiva desses produtos em suas plantações. Ter sementes mais fortes e resistentes significa que mais sementes produzem plantas. Além disso, alguns tratamentos de sementes também melhoram as características de plantio, manuseio e fluidez.
Continue a leitura para entender um pouco mais sobre a prática de tratamento de sementes! Confira!
Importância do tratamento de sementes
O tratamento de sementes melhora a qualidade sanitária protegendo-as contra pragas e doenças – nos estágios iniciais da cultura, antes, durante e depois da germinação. Esse tratamento pode ser realizado a nível de indústria (TSI) e a nível de fazenda (on Farm). Como ambos apresentam vantagens e desvantagens, estas devem ser analisadas cuidadosamente para a escolha.
No tratamento de sementes on Farm, o custo é normalmente inferior e necessita de mão de obra qualificada, necessita-se de cuidados específicos para evitar riscos de contaminação. Atualmente já se tem ótimas máquinas para o tratamento de sementes on Farm. Normalmente, a aplicação é feita na própria fazenda, logo antes da semeadura. Esse tipo de tratamento deve ser realizado com orientação e recomendação do responsável técnico.
A técnica do tratamento de sementes industrial (TSI) consiste em aplicações automatizadas. São selecionados os melhores lotes de sementes, isto é, os que apresentam maiores índices de germinação e vigor. Nesse processo, é possível fazer com que as sementes tenham uma dosagem precisa de cada defensivo agrícola.
Veja algumas das vantagens do TSI em relação ao tratamento on Farm:
- Confere uniformidade na distribuição dos produtos de cada semente.
- Uniformiza ainda a quantidade do produto utilizado.
- Mantém a qualidade das sementes em relação ao vigor e à germinação.
- Oferece maior comodidade ao produtor, pois a semente já vem com o tratamento.
- Reduz os riscos de intoxicação em razão da menor exposição aos produtos.
- Minimiza os impactos ambientais.
Em geral, quando o tratamento de semente é usado corretamente, muitas vezes melhora o rendimento e a qualidade da cultura. Assim, proporciona tranquilidade e um sólido retorno do investimento.
Tecnologias de tratamento de sementes
Podemos dar destaque à tecnologia avançada dos equipamentos de tratamento de sementes. Ela garante que os aplicadores tenham ferramentas com padrões altos de aplicação e eficiência do produto.
Nesse sentido, o sistema On Demand™ da Bayer® foi desenvolvido para uma excelente aplicação de tratamento de sementes. Apresenta melhorias significativas em relação aos equipamentos tradicionais.
O On Demand™ é totalmente automatizado e fechado. Isso significa que os aplicadores podem atender aos padrões de alta qualidade e às diretrizes de manejo. E isso sem a necessidade de se preocupar com imprecisões que podem resultar da mistura manual tradicional. Além de maior precisão e eficiência, esse sistema minimiza a exposição do usuário e reduz o impacto no meio ambiente.
Saiba mais!
Assim como nas demais etapas da agricultura, a tecnologia também é uma importante parceira dos produtores no tratamento de sementes. As sementes de soja, milho, algodão são cheias de tecnologia embarcada e para potencializar a expressão do potencial genético, sem dúvidas o tratamento de sementes é fundamental.
Você se interessou pelo artigo e quer conhecer um pouco mais sobre inovações do setor agropecuário? Continue acompanhando as publicações no nosso blog! Assine também a newsletter para receber novidades diretamente em seu e-mail!