Agrihub

A CASA DA FAMILIA RURAL

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O Instituto AgriHub é o mais novo associado da AgGateway – associação sem fins lucrativos, fundada em 2005 nos Estados Unidos (EUA). O objetivo do instituto nesta associação é promover o desenvolvimento da Agricultura Digital com a busca por padronização dos dados, trazendo eficiência e sustentabilidade no setor agropecuário.

“A parceria é importante e estratégica, pois ao apoiar a padronização de dados e a conectividade no campo vamos auxiliar o produtor rural ao permitir, melhorar ou organizar a comunicação de equipamentos de diferentes marcas disponíveis no mercado. Além disso, vamos ter respaldo em projetos importantes que promovam o compartilhamento de informações entre produtores como, por exemplo, na iniciativa da rede de inovação e investigação meteorológica, que deve trazer a instalação de radares meteorológicos”, disse o diretor executivo do Instituto AgriHub, Otávio Celidonio.

Por acreditar que a AgGateway é uma importante “ponte” para a expansão da agricultura digital dentro das propriedades rurais, o AgriHub se coloca como facilitador desse ecossistema de inovação. “A nossa participação na AgGateway é mais uma oportunidade de relacionamento com importantes empresas do setor produtivo. Além de que o AgriHub pode contribuir com os projetos já executados pelo instituto”, acrescentou Otávio Celidonio.

Além do relacionamento do instituto com startups, o AgriHub está renovando o setor agropecuário e desafiando modelos existentes de ideias inovadoras que impulsionam o crescimento do mercado. A junção do AgriHub e AgGateway traz respaldo e base de como os dados devem ser tratados, disponibilizados e como deve ser o manuseio e o acesso às informações.

“O AgriHub tem tido iniciativas de orquestrar problemas setoriais para beneficiar o produtor rural, portanto nós entendemos que faz sentido pegar a sinergia entre as duas entidades e buscarmos juntos soluções para o setor”, disse o diretor regional da AgGateway, José Alexandre Loyola.

Hoje a AgGateway tem mais de 180 membros (empresas), sendo no Brasil aproximadamente 28 associados que participam ativamente com projetos e presença em reuniões organizadas pela entidade. “A ideia de trazer o AgriHub é exatamente para colaborar com os projetos e também ajudar o instituto nessa parte do orquestralmente setorial com as três iniciativas de clima, rastreabilidade e conectividade, na parte de padronização dos dados, ver e receber esses dados, que é o nosso forte”, completou Loyola.

Loyola falou da satisfação em ter o Instituto AgriHub como membro. “Estamos muito contentes com a parceria. Já iniciamos os trabalhos ontem (06/04) e tivemos uma reunião com todos os membros associados”, comentou.

Na reunião foram definidos alguns temas principais que a entidade vai discutir e analisar a partir de agora para que, além do projeto de dados de laboratório de software, já em andamento na América Latina, existem ainda mais um ou dois projetos para serem desenvolvidos em 2021. E dentre os temas debatidos na reunião estão a conectividade, rastreabilidade e a questão da interoperabilidade e clima. “São projetos que o AgriHub também está trabalhando, então vai ser uma sinergia muito bacana”, concluiu Loyola.   

AgGateway – A AgGateway é uma entidade sem fins lucrativos, que nasceu nos EUA em 2005 com o objetivo de promover a Agricultura Digital ao redor do mundo. Ela reúne as várias empresas fabricantes e entidades ligadas ao Agronegócio no segmento de Máquinas e Equipamentos Agrícolas, Irrigação, Defensivos Agrícolas, Sementes, Fertilizantes, Tradings, Agricultura de Precisão, entre outros.

A AgGateway firmou parceria com 30 empresas fabricantes de maquinários e equipamentos agrícolas, que hoje são associadas ao projeto ADAPT, com o objetivo de validar tecnologias de padronização às aplicações e às conexões entre maquinários de diferentes fabricantes.

O sistema ADAPT facilita mover os dados entre vários sistemas diferentes, dando liberdade de escolha entre fornecedores de software ou equipamentos. Sendo assim, o produtor vai poder se concentrar mais em alavancar os dados dos seus negócios.