NOVIDADES

AGROTECH 2019  04/04/2019 09:28

AgriHub estará no Startup Weekend Maringá

O projeto AgriHub, uma iniciativa da Famato, Senar-MT e Imea, estará presente no Startup Weekend Maringá Agrotech 2019, entre os dias 5 e 7 de abril. O evento será no Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) em Maringá, no Paraná. A proposta do Startup Weekend Maringá é a criação de projetos com metodologia de startups voltados para o agronegócio, além do incentivo à inovação e oportunidades para empreendedores e investidores.

 

O responsável pelas parcerias AgriHub, Fábio Silva, será um dos mentores no evento. “O meu papel é entender o problema do produtor rural. Sendo assim, vou ajudar os participantes a se colocar no lugar dos produtores e a entender as dificuldades enfrentadas no campo. A minha mentoria vai nortear as equipes participantes no desenvolvimento de possíveis soluções para o agro”, disse Fábio Silva.

 

As equipes formadas por entusiastas da inovação, empreendedores, designer e desenvolvedores terão 54 horas para desenvolver o projeto de startup para o agronegócio. O número de participantes superou as expectativas da organização. Eram esperadas 70 inscrições, entretanto bateu a marca de 100 inscritos.

 

Já que o Startup Weekend de Maringá será voltado para o Agrotech, a organização do evento logo pensou na experiência do AgriHub. Projeto inovador que tem dado certo em Mato Grosso, onde a principal vocação econômica é o agronegócio.

 

“O AgriHub tem um papel fundamental no evento, pois vai mostrar qual a realidade do agronegócio, por que não adianta termos a participação de empreendedores dispostos a inovar, mas que não conheçam as dificuldades no campo. Sem ter essa visão as pessoas não teriam como propor soluções adequadas e que de fato sejam pertinentes para gerar bons negócios”, disse Marcelo Braga, líder da organização do Startup Weekend Maringá.

 

O AgriHub conecta os problemas do agronegócio com soluções desenvolvidas por startups e empresas de Agtech. Por meio da rede AgriHub foi mapeado, através da participação direta dos produtores rurais, os principais problemas do setor. Com isso foi confeccionado um livro de diagnóstico "Onde estão as grandes oportunidades do Agro? Uma visão de dentro da porteira".

 

No material que chamou a atenção dos organizados do Startup Weekend Maringá constam os principais problemas levantados com os produtores rurais de Mato Grosso e que são considerados oportunidades para empresas AgTechs buscarem as soluções.

 

“O diagnóstico do AgriHub, embora tenha sido de acordo com a realidade de Mato Grosso, traz situações muito similares com as que enfrentamos aqui no Paraná. Então todo o conteúdo desse estudo vai ser muito bem aproveitado aqui. Esperamos que, além desse primeiro contato com o AgriHub, a gente consiga somar esforças, estar juntos em outros projetos, outras edições e ajudar a desenvolver ainda mais esse setor que é um dos carros chefes do Brasil”, apontou Marcelo Braga. 

 

Além de Fábio Silva, durante todo o final de semana haverá mentores convidados para ajudar as equipes no desenvolvimento de startups. Os mentores serão especialistas em empreendedorismo, tecnologia, design e startups do país. No último dia, domingo (7), à noite, as equipes apresentarão seus resultados e os três melhores projetos serão premiados.  

Startup Weekend - É o maior evento de empreendedorismo do mundo, nasceu nos Estados Unidos (EUA) e já conta com edições realizadas em mais de 700 cidades e em mais de 150 países em todos os continentes. Um evento de imersão que reunirá, durante 54 horas, empreendedores, designers, desenvolvedores de tecnologia e membros das comunidades para conectar soluções, formar times e fomentar a criação de startups. 

Confira a programação: 

 

Sexta-feira (05/04) 

18h - Coffee e Organização

18h30 - Abertura

18h45 - Talk: Agronegócios 

19h - Dinâmica e continuidade

20h - Pitches

21h - Formação dos grupos

22h - Encerramento

 

Sábado (06/04) 

8h - café da manhã

8h45 - Talk: Validação e mentorias 

10h - Vá pra rua!

12h - Almoço

13h - Retorno das equipes

16h - Café da tarde

16h30 - Talk MVP 

19h - Follow up das equipes

22h - Encerramento 

 

Domingo (07/04/19) 

8h - Café da manhã

8h45 - Talk pitch 

11h - Pré pitch

12h - Almoço

16h30 - Entregar apresentações

17h - Pitchs finais

20h - Encerramento

 

Ascom Famato


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo